MAPEAMENTO E ANÁLISE

CONDUTIVIDADE ELÉTRICA APARENTE DO SOLO

A variabilidade espacial dos solos é um dos factores mais decisivos na optimização da gestão agrícola. Conheça o seu solo como ninguém –  Faça o “Raio-X” da sua parcela e saiba onde e como actuar em cada momento.

A Condutividade Elétrica Aparente do Solo (CEa) representa a capacidade do solo conduzir corrente elétrica e permite avaliar – para além de várias propriedades físicas do solo – a disponibilidade em água ou nutrientes para as culturas. O levantamento é realizado sem contacto direto com o solo, sem perturbar a sua estrutura.

O que inclui: 

  • Recolha de dados de campo
  • Processamento e geo-referenciação de informação – Relatório técnico com elaboração de mapas
  • Levantamento de perfis e análise de solo em zonas definidas
  • Relatório final com identificação de zonas homogéneas e observações finais

Conclusões: 

  • Identificação de zonas problemáticas e a monitorizar (drenagem, impermes, etc.)
  • Implementação de culturas de acordo com a variabilidade (dimensionamento do sistema rega, variedades, densidade plantação / sementeira)
  • Recomendações de estratégias de fertilização e correcção de solos
  • Gestão de rega de forma diferenciada
Levantamento
de mapa no campo
Elaboração de mapa
de CE Solo
Recolha de análises
de solo
Implementação
do procedimento

Cada parcela tem uma identidade única, pelo que as conclusões possíveis de retirar são, também elas, únicas e tomadas numa relação de estreita colaboração com o agricultor, sempre com foco no crescimento da capacidade competitiva, na redução dos custos de produção e numa produção sustentável.



VIGOR VEGETATIVO – NDVI

A NDVI – Normalized Difference Vegetation Index permite identificar a variabilidade espacial e temporal do vigor vegetativo numa cultura.


Ao identificar as zonas críticas, de forma georreferenciada, é possível adequar as estratégias de condução, monitorização ou colheita, otimizando recursos.
Esta é uma ferramenta de grande utilidade para o apoio à decisão no que diz respeito a problemas de rega e fertilização, infestantes, colheita seletiva e estimativas de produção.
O serviço inclui fotografia aérea digital (através de aeronave ou satélite); processamento NDVI e mapa classificado; análise crítica considerando outros serviços de monitorização TERRAPRO; relatório técnico e reunião para apoio à decisão.

drone mapeamento

DRONES

O mapeamento com recurso a drone obtém imagens com alta resolução, que permitem isolamento de linhas de cultura, identificação de árvores, identificação de pequenas manchas, entre outros.

Este tipo de imagens, quando cruzadas com todas as informações da parcela (tipos de solos, mapas Condutividade Elétrica aparente, sistemas de rega, variedades, operações culturais como adubação, aplicação de herbicidas, produtividade de anos anteriores, entre outros) permite identificar de forma precisa a variabilidade espacial e temporal das culturas.

Ao identificar as zonas críticas de forma georreferenciada, é possível adequar as estratégias de condução, monitorização ou colheita, otimizando recursos.

Este tipo de mapeamento permite diversos tipos de resultados finais que, duma forma geral, podem permitir:

  • Identificação de doenças, infestantes ou pragas em certas zonas da parcela e atuar localmente;
  • Identificar o número de árvores em falta (mortas) e promover a retancha com bastante precisão;
  • Identificação de problemas relacionados com o sistema de rega ou drenagem;
  • Cálculo do Índice de Área foliar por sector de rega;
  • Identificação de problemas relacionados com a falta de uniformidade na aplicação de adubos ou fitofármacos;
  • Zonamento do estado fenológico de forma a permitir uma colheita seletiva;
  • Definir estratégias para as campanhas seguintes (nivelamentos, sistemas de rega, correções de solos)

Entre em contacto com a TERRAPRO: