MAPEAMENTO E ANÁLISE

CONDUTIVIDADE ELÉTRICA APARENTE DO SOLO

A variabilidade espacial dos solos é um dos factores mais decisivos na optimização da gestão agrícola. Conheça o seu solo como ninguém –  Faça o “Raio-X” da sua parcela e saiba onde e como actuar em cada momento.

A Condutividade Elétrica Aparente do Solo (CEa) representa a capacidade do solo conduzir corrente elétrica e permite avaliar – para além de várias propriedades físicas do solo – a disponibilidade em água ou nutrientes para as culturas. O levantamento é realizado sem contacto direto com o solo, sem perturbar a sua estrutura.

O que inclui: 

  • Recolha de dados de campo
  • Processamento e geo-referenciação de informação – Relatório técnico com elaboração de mapas
  • Levantamento de perfis e análise de solo em zonas definidas
  • Relatório final com identificação de zonas homogéneas e observações finais

Conclusões: 

  • Identificação de zonas problemáticas e a monitorizar (drenagem, impermes, etc.)
  • Implementação de culturas de acordo com a variabilidade (dimensionamento do sistema rega, variedades, densidade plantação / sementeira)
  • Recomendações de estratégias de fertilização e correcção de solos
  • Gestão de rega de forma diferenciada
Levantamento
de mapa no campo
Elaboração de mapa
de CE Solo
Recolha de análises
de solo
Implementação
do procedimento

Cada parcela tem uma identidade única, pelo que as conclusões possíveis de retirar são, também elas, únicas e tomadas numa relação de estreita colaboração com o agricultor, sempre com foco no crescimento da capacidade competitiva, na redução dos custos de produção e numa produção sustentável.



VIGOR VEGETATIVO – NDVI

A NDVI – Normalized Difference Vegetation Index permite identificar a variabilidade espacial e temporal do vigor vegetativo numa cultura.


Ao identificar as zonas críticas, de forma georreferenciada, é possível adequar as estratégias de condução, monitorização ou colheita, otimizando recursos.
Esta é uma ferramenta de grande utilidade para o apoio à decisão no que diz respeito a problemas de rega e fertilização, infestantes, colheita seletiva e estimativas de produção.
O serviço inclui fotografia aérea digital (através de aeronave ou satélite); processamento NDVI e mapa classificado; análise crítica considerando outros serviços de monitorização TERRAPRO; relatório técnico e reunião para apoio à decisão.